sexta-feira, 4 de junho de 2010

O que é Futilidade?

É fácil perceber como a Moda no Brasil ainda é estigmatizada, não é raro encontrar pessoas de mente pequena fazendo comentários utópicos sobre uma profissão que não conhece baseada num achismo e desrespeito sem tamanho, o pior é divulgar certas opiniões sem nem procurar um mínimo de informação sobre o que tenta se expressar. Eu realmente estou bem chateada, e o motivo que me leva a escrever esse post foi um comentário totalmente maldoso e leviano proferido por uma pessoa que eu acreditava ser amiga minha hoje pela tarde, foi mais ou menos assim: '' nossa, como vocês da moda são fúteis, não se preocupam com o mundo, com as desigualdades sociais ''.
Eu propositalmente preferi calar-me a tentar explicar algo que certamente a pessoa não entenderia, eu não sei como algumas pessoas gostam de viver com suas mentes pequenas! Acho que devem se levar muito à serio, como diria Miranda Priestly em The Devil Wears Prada. Mas com certeza tem uma concepção errada dessa indústria que movimenta milhões de doláres todos os anos chamada Moda, afinal, engana-se quem pensa que o mundo da moda é o mundo do glamour, sabe muito bem disso quem trabalha literalmente com moda como eu, e muita atenção pra quem pretende trabalhar na área achando que tudo são mares! Há muito trabalho, são pouquíssimos os designers que vivem às custas da fama, de gastos exacerbados, de grifes aos montes, de flashes, de isso, daquilo.... Cada pessoa tem sua concepção de futilidade, mas não deve confundir com profissionalismo, só porque não trabalhamos com as fragilidades sociais, ou com o desenvolvimento de métodos curativos, ou com algo subjetivo somos fúteis? Tenha Dó!
Outro grande preconceito é pensar que nós estamos alheios às situações ligadas à questão social, acho até impossível sendo que vivemos num país tão desigual, aliás, já disse e repito, quem trabalha nessa área talvez seja quem mais batalha pra sobreviver, não é uma área de trabalho fácil, a inserção profissional é difícil e quanto a estabilidade pior ainda, acho que quem faz Moda faz por que ama, porque tem dom mesmo, afinal diferente do que a maioria imagina não ganhamos rios de dinheiro para consumir e causar mais desigualdade de renda, não! até porque seria muito egoísmo. Espero que esse meu sincero desabafo tenha contribuído, mesmo que minimamente para acabar com esse estigma que muitos desinformados tem para com o pessoal fashion! Isso sim é preconceito!

Um comentário:

Erzsébet disse...

Exiestem vários conceitos de futilidade, não se sabe bem o que é, mas muitos sabem reclamar e dizer que não gostam.... Reclamar é divertido...xD

Enfim...

Flaemmchen